top of page

25 Regras para Mães de Meninos

  • Foto do escritor: Danielle Apocalypse
    Danielle Apocalypse
  • 18 de jan. de 2024
  • 10 min de leitura

Há um tempo atrás, o pessoal do portal Gimundo, uma website americana de matérias diárias que oferece somente boas notícias entre outras coisas, publicou uma matéria escrita por Tabitha Studer de um projeto chamado “The Good Men Project” (da tradução livre: O Projeto de um Bom Homem), na qual a autora compartilhava alguns conselhos sobre como educar meninos.

Eu li a matéria e achei muito interessante.


Aparentemente Tabitha se inspirou em um destes “pins” de uma popular rede social sobre “regras para pais com filhas”, e saiu a procura por sua própria pesquisa para poder escrever a sua versão para “mães com filhos”.


Segundo a autora, a sua pesquisa não foi capaz de gerar material substancial que pudesse enriquecer o assunto, e partiu, bravamente, pela “carreira solo”. Ela criou uma lista com 25 conselhos ou regras, por assim dizer, na expectativa de inspirar outras mães capazes de amar, mas que lutam, se esforçam, que estão cansadas, que são orgulhosas e estão ansiosas para dar todo o suporte aos seus filhos homens durante suas vidas.


Concordar ou não, é sempre uma escolha nossa, mas a lista não é conclusiva, nem tão pouco controversa. Apenas um grão de areia em meio a infinitas possibilidades que cabem à educação dada por cada uma de nós: mães de meninos.


Pode ser que você já siga uma ou mais regras, outras nem tenha passado pela sua cabeça, ou você pratica até sem perceber. Mas, lendo a matéria, me dei conta de como são importantes os detalhes de cada uma de nossas ações, e o quanto podemos contribuir para que nossos filhos meninos sejam homens de bem, e sejam felizes. Uma tarefa que no dia-a-dia parece árdua, mas que levada com segurança e simplicidade pode ajudar muito no caminho.


Eu, como mãe de três lindos meninos, um adolescente e outros dois garotinhos gêmeos, não tive como não me identificar, e compartilhar dos mesmos anseios e aflições desta mãe e autora. Como a matéria está em inglês, decidi traduzí-la e reescrever uma versão em português, incorporando junto à tradução livre, algumas ideias próprias, baseadas nas minhas experiências com os meninos ao logo destes anos.


Ela começa a matéria nos lembrando que, a mãe é a mulher mais importante na vida destes meninos, a mulher mais encantadora, a primeira professora, e aquela que eles irão procurar por conselhos e permissão pelo resto da vida. São questões desde “Posso brincar com eles?” a “Será que devo pedir a mão dela em casamento?”. Uma missão e tanto, mas que mãe não aceitaria esta missão de peito aberto?


Cada regra é quase que um tópico para outro post, e quem sabe eu até me inspire em escrever mais sobre eles, mas para começar, a lista se inicia assim:


1. Ensine as palavras que traduzem os sentimentos deles

Os meninos costumam gritar de raiva ou frustração, e se esconder de vergonha. Choram de medo e mordem de excitação. Permita que o corpo deles seja movido pela emoção, mas explique o sentimento que ele está sentindo e qual seria a resposta adequada àquela emoção. Aponte outras pessoas que sentem a mesma coisa e compare com a forma com que estão demonstrando o sentimento. Fale com ele sobre os seus próprios sentimentos, para que um dia, quando crescido, ele saiba a diferença entre raiva e vergonha; desapontamento e luto.


2. Seja a sua maior torcida

Não há dúvidas que as mães sejam as mais barulhentas em uma platéia ou arquibancada. Não há a menor dúvida que o seu filho pedirá para que você se cale, quando você se excede em público, se afaste de você quando estiver com os amigos, ou fique vermelho de vergonha ao assistir a exibição de fotos de quando era bebê para a sua namoradinha nova. É claro que ele não contará aos amigos que você tem um blog onde você não para de contar seus feitos e conquistas durante a vida. Ele sempre pedirá para que você pare com isso tudo. Dirá que sente vergonha e não deixará que você o beije em público. Mas ele terá certeza de que, pelo menos uma pessoa, estará sempre torcendo por ele.


3. Ensine à ele como lavar suas roupas…

E arrumar o seu quarto, guardar as roupas, passar uma camisa, cozinhar pelo menos um de seus pratos favoritos. Talvez ele nem sempre escolha fazer estas coisas. Pode ser que nunca tenha que fazer nada disso. Mas, um dia, a esposa dele a agradecerá por isto.


4. Leia para ele e com ele

A autora de literatura infantil, Emilie Buchwald, uma vez disse que, “as crianças se tornam leitoras no colo de seus pais”. Ofereça ao seu filho a oportunidade de aprender coisas, acreditar em lugares de faz-de-conta e imaginar maiores possibilidades através dos livros. Permita que ele veja você lendo, seja o jornal, romances, revistas de moda. Ajude-o a entender que escrever é uma forma de se fazer presente para sempre. Os escritores são como transcritores da história e memórias. E os leitores ajudam a preservar e passar as informações adiante.


5. Encoraje-o a dançar

A dança, o ritmo e a música são culturas universais. Não importa onde se vá ou quem você conhecer, você irá se deparar com pelo menos com uma destas três, de alguma forma. Ele não precisa ser bom, só precisa saber que quando der vontade, é simplesmente normal soltar o corpo e arriscar qualquer movimento.


6. Garanta à ele modelos e exemplos de homens bons que sejam ou foram poderosos pelos seus pensamentos, determinação e integridade

Os exemplos de homens fortes com músculos enormes e um uniforme (como os super-heróis) cercarão seus filhos desde o nascimento. Não há como fugir. Mas tente fazer com que ele entenda e saiba quais foram os homens que fizeram história ou se tornaram conhecidos por causa de seus cérebros, ou suas canetas e suas palavras, sua determinação, ideias, integridade e coragem, ou pela sua habilidade de calar quando todos gritavam. Você escolhe. Estes homens podem fazer parte da história mundial, da sua rua local, ou mesmo da sua família, mas os cerque de exemplos de bons homens, e ele não terá problemas em quem se espelhar no futuro.


7. Garanta que ele tenha exemplos de grandes mulheres que são lindas por causa de seus cérebros, determinação e integridade

Os exemplos de mulheres bonitas irão variar de acordo com a idade de seu filho, padrões de moda e cultura, e vão cercá-lo desde o nascimento também. Mas tenha certeza de que ele saiba sobre mulheres que são lindas por dentro e por fora por causa de seus cérebros, ou suas canetas e suas palavras, sua determinação, ideias, integridade e coragem, ou pela sua habilidade de abrir a boca quando todos se calavam. Novamente, você escolhe. Estas mulheres poderão fazer parte da história, do seu bairro, ou da família, mas não deixe de cercá-lo de bons exemplos, para que ele saiba escolher bem a dele no futuro e a tratar com carinho e respeito.


8. Seja também um exemplo de uma linda mulher com cérebro, determinação e integridade

Tenho certeza de que você já é tudo isso para ele. Mas, se você alguma vez se sentir incapaz, de alguma forma, de fazer algo, lembre-se disto: Se você já fez alguma destas coisas a seguir: a) gerou uma vida, b) de forma impossível e inconcebível tirou-a de dentro do seu corpo, c) cuidou de um recém-nascido, d) fez uma dor passar com um beijo, e) ensinou alguém a ler, f) ensinou um garoto pequeno a comer com talheres, g) trocou fraldas ou limpou vômito e diarréia sem vomitar, h) amou alguma criança tanto que daria a vida por ela, ou i) achou uma forma de ser forte quando esta criança estava sofrendo… Você é uma heroína, capaz de tudo. Não duvide de você, nem por um segundo sequer. Sério.


9. Ensine-o a ter boas maneiras

Simplesmente porque é necessário, muito bacana e irá tornar o mundo dele um lugar bem melhor. Ele não terá como não se beneficiar de uma boa educação.


10. Dê à ele algo em que acreditar

Porque algum dia ele sentirá medo, ou ficará nervoso, terá o coração partido, ou se sentirá perdido, ou irá precisar de você e por alguma razão você irá lhe faltar. Faça com que ele tenha com o quê ou quem contar quando sentir que está sozinho, seja uma religião, um “deus”, uma crença qualquer, assim ele saberá que nunca estará sozinho. Nunca, nunca, nunca.


11. Ensine-o que há momentos em que ele deve ser gentil

Seja com os animais, as flores, os animais, bebês, com meninas, com as pessoas mais velhas, com os menos favorecidos, e com os sentimentos de outras pessoas.


12. Permita que ele estrague as roupas

Esteja pronta para abstrair com relação à sujeira e roupas estragadas. Você vai entrar em batalhas perdidas toda vez que ficar brava com peças de roupas estragadas. Não gaste a sua energia ficando brava sobre algo inevitável. Os meninos tendem a aprender pela destruição, pulando, caindo e fazendo bagunças impossíveis. A sujeira, roupas estragadas e a bagunça são parte do percurso.


13. Aprenda o esporte dele ou atividade favorita

Aprenda a chutar uma bola, desenhar carrinhos e aviões, os nomes de seus super-heróis favoritos, a falar língua esquisita que ele inventou, jogar vídeo-game, a letra da sua música favorita. Esteja na sua vida, não como uma observadora, mas como participante ativo.


14. Vá para fora com ele

Desligue a televisão, o vídeo-game, coloque o celular no carregador e vá para a rua ou quintal com ele, simplesmente para segui-lo por aí. Observe o seu rosto, explore o seu mundo, e deixe que ele pergunte coisas à você. É como mágica.


15. Deixe ele perder

Perder não é legal. Mas nem sempre todos nós somos vencedores. Mesmo que dê vontade de dizer, “você já é um vencedor porque tentou”, não o faça. Ele provavelmente não se sente como um vencedor, ele se sente triste e desapontado. E isso é uma coisa boa, por que muitas vezes a vida é assim, não importa o quanto nós nos esforçamos para fazer com que a vida não seja dura para eles. Esta prática vai fazer bem à ele depois, quando perder de novo, de novo e de novo. Ao invés, faça com que ele entenda isso, que às vezes perdemos e às vezes vencemos. Mas, isto não significa que desistimos.


16. Dê à ele oportunidade de fazer o bem aos outros

Há uma enorme diferença entre dar a oportunidade à alguém de ajudar e forçar alguém a ajudar. Dar a oportunidade acende uma chama no coração, e uma vez que ajudamos, esta chama se inflama ainda mais e pede por mais oportunidades. Seja um exemplo de ajuda aos outros com suas próprias ações, e na forma com que a sua família se ajuda entre si e aos outros.


17. Lembre-o que a prática leva à perfeição

E isto não se aplica à atividades baseadas no desempenho, como esporte e música, mas à tudo na vida. Vocâ se torna um bom escritor escrevendo, um bom ouvinte ao ouvir. Mostre isso ao seu filho assim que ele cresçer o suficiente para entender, pratique tudo com ele. Pratique levar o lixo para fora, pedir comida e buscar na porta, pratique como se comportar no primeiro dia de aula ou durante uma apresentação importante. Pratique, pratique, pratique.


18. Responda, quando ele perguntar “por que?”

Responda, ou se não souber, procure pela resposta juntos. Mostre à ele os lugares onde procurar por respostas, como o pai, avós, tios, livors, dicionários, e até a internet. Coloque a questão para ele para que ele possa também pensar nas respostas por si só. Algum dia, quando ele precisar perguntar algo que se envergonhe em perguntar à você, ele saberá onde ir para achar as respostas corretas.


19. Sempre carregue band-aids e lenços umedecidos com você

Especialmente os lenços umedecidos, não me lembro de não ter precisado, e só me lembro de como salvaram a minha pele, inúmeras vezes.


20. Permita que o pai o ensine coisas

E sem interromper sobre como fazer do jeito certo (o seu!). Se você deixar o pai mostrar, ensinar e descobrir com o seu filho enquanto ele está crescendo, algum dia lá na frente (depois de um curto período em que o seu filho irá acreditar que o pai dele não sabe nada), ele vai se dar conta de que o pai dele sabe tudo. Você sempre será a mãe dele, mas em seu coração e mente de homem adulto, o pai dele saberá as respostas. E isto será como, quando o seu filho estiver muito ocupado na vida para ligar e conversar com a mãe, você estará conectada com o que está acontecendo na vida dele. Pois, ele ligará para o pai dele para as respostas que precisa, e o pai dele virá, secretamente, perguntar à você, e até te contar sobre tudo.


21. Dê à ele algo para extravazar as energias

Uns tambores, uma caneta, um saco de porradas, espaço aberto, água, um cachorro. A escolha é sua, você conhece o seu filho como ninguém, saberá o que escolher. Dê algo com que ele possa enlouquecer, ou ele usará algo seu, e você vai ficar furiosa e se arrepender.


22. Construa fortes, cabanas, esconderijos

Estas coisas tem a habilidade de transformar as coisas normais do dia-a-dia em mágica. Pegue as almofadas do sofá, cobertores e alguns pregadores de roupas e pronto! Você poderá transformar a sua sala ou sala de brinquedos em uma caverna na floresta ou um castelo medieval. Para o resto da vida, ele será agradecido por saber que coisas normais do dia-a-dia podem se transformar em algo mágico.


23.  Leve-o a lugares novos

Por que isto fará com que o seu coração e a sua mente se expanda ainda mais, e as ideias, perguntas e memórias o inundarão.


24. Beije-o

Qualquer mãe de menino irá dizer que meninos são amáveis e doces. Eles podem ser duros, ríspidos, estabanados, selvagens e destrrutivos durante a maior parte do dia. Mas há estes momentos em que eles são simplesmente gentis, sensíveis e doces. Tanto que poderá fazer com que você se volte para o seu marido ou homem na sua vida e pense: O que aconteceu neste meio-tempo que fez com que ele perdesse isto? Que tal interromper este ciclo beijando estes meninos quando estiverem amáveis, e beijando ainda mais quando estiverem selvagens. Beije-os quando tiverem 2 meses de idade, e quando tiverem 16 anos de idade, não importa. Você é mãe, pode beijá-los não importando o quanto eles forem velhos, e faça eles saberem disso.


25. Seja a base, o lar

Você é a base para ele, o seu lar. Quando ele aprende a andar, ele arrisca alguns passos à frente e volta, depois vai um pouco mais longe e volta. Quando tenta algo novo, ele procura pelo seu sorriso orgulhoso. Quando aprende a ler, repetirá o mesmo livro para você cinco mil vezes repetitivamente, por que você é a única pessoa que irá ouví-lo tantas vezes seguidas. Quando competir em algum esporte, vai procurar pelos eu rosto nas arquibancadas. Quando tiver doente, ligará para você. Quando fizer alguma bobagem, também ligará. Quando for crescido, forte, firme, e grande e sentir que vai chorar, ele virá até você; porque um homem pode chorar na frente da mãe sem sentir-se mal. Até mesmo quando ele crescer, e tiver uma nova mulher ao seu lado, tiver uma casa, você ainda será a mãe dele; a base, o lar, uma constante, como o sol. Saiba disso no seu coração e tudo o mais se encaixará no lugar certo.

Posts recentes

Ver tudo
À Moda Antiga

Definitivamente, as mulheres de hoje não são mais como antigamente. A mulher moderna é independente, e não tem medo de mostrar. A mulher,...

 
 
 
Doença

Já passam das 22 horas, ela olha no relógio ao se preparar para dormir. Já se tornou um vício. Bastou ceder uma só vez para que se...

 
 
 
Ponto final

O que há com as pessoas hoje em dia? Por que é que precisamos de vastos argumentos, motivos plenos, fatos concretos e até mesmo situações...

 
 
 

Comentários


bottom of page