top of page

Efeito refluxo

  • Foto do escritor: Danielle Apocalypse
    Danielle Apocalypse
  • 18 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Quantas vezes na vida sentimos que tudo a nossa volta parece estar contra nós? Não importa o que fazemos, que tudo de uma certa maneira parece dar errado. Não importam as ações, pois as reações que iremos receber serão as mesmas – todas, de uma forma ou de outra, contra nós.


Pois é… Não é invenção, alucinação ou implicância, isto existe, e chamei de “efeito refluxo”. O refluxo por definição é um movimento contrário e sucessivo a outro; ato ou efeito de refluir, portanto, é real.


Uma espécie de “karma”, para alguns. Tudo o que fazemos na vida, seja para uma outra pessoa ou para nós mesmos, sofrerá o que chamo de um efeito refluxo. Para cada ação, um efeito, e em seguida o refluxo – consequentemente, instantaneamente ou não.


Por exemplo, quando você xinga alguém na rua, automaticamente é xingado de volta. Qualquer mal que faça, este acaba voltando para você de alguma maneira em uma hora qualquer, como que em uma reação contrária.


Existem inúmeros velhos ditados, dizeres e frases populares que explicam o mesmo efeito de diversas formas – “A quem se faz, a quem se paga”; “Tudo que vai, volta” ou “Tudo que sobe, desce”. Tem também aquela outra famosa que diz, “Na vida, colhe-se o que se planta”. As interpretações serão sempre as mesmas – é o efeito refluxo fazendo o seu papel.


Lógico que o efeito refluxo se aplica tanto ao mal quanto ao bem, não há distinção. O engraçado é que quando fazemos um bem, seja um simples elogio, ou uma caridade, dificilmente recebemos algo de volta tão automaticamente, e tão raramente percebemos o refluxo, pois para o bem, é quase sempre muito discreto.


Mas isso não quer dizer que não exista o refluxo de ações positivas, é que nós seres humanos temos mesmo a tendência em super valorizar o mal e não perceber o bem – um defeitinho humano.


Passamos a vida toda agindo de uma maneira, correta ou não, e assim estaremos sujeitos à sofrer o refluxo desta postura que adotamos. É interessante, que na maioria das vezes, o refluxo pode parecer para muitos, sempre de natureza negativa, como que um castigo.


Para outros, pode ser enxergado como uma lição, um aprendizado que poderá se transformar em algo bom, algo positivo, eventualmente.


É preciso passar pelo refluxo primeiro, como se este fosse um tipo de sofrimento, um ato de purificação antes de recebermos o prêmio, a compensação. Uma reação contrária a uma ação nossa.


Mas, sabe que acho que é isso mesmo, vivemos em constante refluxo, negativos ou positivos. Nós fazemos as escolhas o tempo todo. Refluxo de imagem, profissional, amoroso, familiar, refluxo na amizade, na escola, no trânsito, em tudo que se vê por aí.


O grande lance aqui é perceber de cara quando é que iremos receber este refluxo e reagir imediatamente à ele – refluxo do refluxo. É estar preparado não somente para tomar a decisão, adotar uma postura, enfrentar uma situação, mas para as consequências que tudo irá trazer, e assim em contrapartida não ser pego de surpresa, já que o confronto, o refluxo é inevitável.

Posts recentes

Ver tudo
À Moda Antiga

Definitivamente, as mulheres de hoje não são mais como antigamente. A mulher moderna é independente, e não tem medo de mostrar. A mulher,...

 
 
 
Doença

Já passam das 22 horas, ela olha no relógio ao se preparar para dormir. Já se tornou um vício. Bastou ceder uma só vez para que se...

 
 
 
Ponto final

O que há com as pessoas hoje em dia? Por que é que precisamos de vastos argumentos, motivos plenos, fatos concretos e até mesmo situações...

 
 
 

Comments


bottom of page